Pular para o conteúdo principal

lançamento 1

Neste sábado, dia 24, das 19h30h às 22h, acontece na Casa das Rosas o lançamento do livro Flores das Flores do mal de Baudelaire. Organizado pela Casa Guilherme de Almeida e pela Editora 34, o evento incluirá um recital de poemas do livro, que contará com Mário Laranjeira, Álvaro Faleiros, Roberto Zular, Carlos Fernando Coelho Nogueira, Claudio Daniel e Marcelo Tápia, entre outros.




Sobre o livro (texto de quarta-capa do volume):

Estas Flores das "Flores do mal" reúnem 21 poemas da obra máxima de Charles Baudelaire (1821-1867), colhidos a dedo e recriados com esmero em língua portuguesa, ao longo de oito anos, pelo poeta Guilherme de Almeida.

Reconhecido por Mário de Andrade e Manuel Bandeira por sua excelência na arte da versificação, Guilherme de Almeida (1890-1969) foi figura de destaque na vida cultural do país na primeira metade do século XX, e exerceu importante influência no movimento modernista brasileiro. Exímio poeta e pensador refinado, foi também um grande e apaixonado tradutor, tendo divulgado o haikai no Brasil e vertido para o português obras de Paul Verlaine, François Villon, Rabindranath Tagore, Oscar Wilde e Tennessee Williams, entre outros. Não foi à toa que, a propósito destas Flores das "Flores do mal", Bandeira afirmou, em texto reproduzido no presente volume, que Guilherme de Almeida sabia "traduzir até diamantes". Sucesso alcançado, explica o poeta-tradutor, porque "sempre soube [estes poemas] de cor e, à força de dizê-los, citá-los e recitá-los, acabei por me surpreender ouvindo-os de mim mesmo, na minha língua mesma".

Além da apresentação de Manuel Bandeira, esta edição bilíngue inclui as notas em que Guilherme comenta aspectos do trabalho de recriação de cada um dos poemas, um posfácio crítico de Marcelo Tápia e as belas ilustrações de Henri Matisse, concebidas para uma antologia das Flores do mal publicada na França em 1947.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 - Bela Vista
CEP.: 01311-902 - São Paulo - Brasil
(11) 3285.6986 / 3288.9447
contato: cr@poiesis.org.br
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Comentários