Pular para o conteúdo principal

sarau e pontos de poesia


clique na imagem para ampliá-la

Casa das Rosas inaugura Sarau da Casa e lança mapa com os Pontos de Poesia.


O evento terá a participação dos poetas Sérgio Vaz e Micheliny Verunschk e dos músicos Felipe Soares, Emiliano Castro e Vinícius Pereira.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura promove a primeira edição do Sarau da Casa, atividade que será realizada mensalmente. A cada encontro, o evento receberá dois poetas contemporâneos – diferentes entre si quanto ao estilo, à temática, à geração ou à ideologia – que serão entrevistados pelos apresentadores do evento e farão leituras de seus poemas. O objetivo é valorizar a multiplicidade e a pluralidade da poesia que está sendo produzida hoje.
O sarau também será aberto à participação do público, que terá a oportunidade de apresentar seus poemas. Para encerrar, haverá música de diversos estilos.

Nesta primeira edição, o público ouvirá chorinho, com a participação dos músicos Felipe Soares, Emiliano Castro e Vinícius Pereira.

Micheliny Verunschk, escritora e crítica literária, é colunista da revista eletrônica de literatura Cronópios e colaboradora da revista Continuum, do Instituto Itaú Cultural. Publicou os livros Geografia íntima do deserto (Landy), finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, e O observador e o nada (Edições Bagaço). Participou das antologias Na virada do século – Poesia de invenção no Brasil (Landy) e Antologia de poesia brasileira do início do terceiro milênio, publicada em Portugal, em 2008.

Sérgio Vaz
é poeta da periferia e agitador cultural. É o criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e um dos criadores do Sarau da Cooperifa. É autor do projeto “Poesia Contra a Violência”, que percorre as escolas da periferia incentivando a leitura e a criação poética como instrumento de arte e cidadania.

A cidade de concreto também faz poesia

No mesmo evento, a Poiesis, organização social que administra a Casa das Rosas, lança um mapa em que são identificados 32 Pontos de Poesia da cidade onde periodicamente acontecem saraus.

O diretor da Poiesis, Frederico Barbosa, conta que “o projeto Pontos de Poesia surgiu da percepção de que o movimento poético tem se consolidado e crescido muito nos últimos cinco anos na Grande São Paulo, espalhando-se por todos os cantos da maior cidade de língua portuguesa do mundo. Mesmo assim, quando decidimos mapear os saraus poéticos que acontecem nesta metrópole, não imaginávamos que descobriríamos tantos pontos de encontro entre poetas, escritores e amantes das letras”.

Barbosa diz ainda que “este projeto reflete a nossa crença na necessidade de se descentralizar o foco literário, espalhando suas possibilidades e riquezas em áreas carentes de literatura. Pretendemos apontar todos os locais em que a poesia está sendo celebrada e discutida, para que todos, até aqueles que ainda não são amantes deste gênero tão sintético e pungente, possam conhecer a vibrante produção contemporânea desta cidade”.

Serviço

Sarau da Casa
e lançamento do mapa Pontos de Poesia

Casa das Rosas
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37
(próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)
(11) 3285-6986 ou (11) 3288-9447
www.poiesis.org.br/casadasrosas
www.pontosdepoesia.blogspot.com


Estacionamento conveniado:
Alameda Santos, 74
Mais informações:
Assessoria de Comunicação POIESIS
Dirceu Rodrigues (11) 3285-6986

Comentários