Pular para o conteúdo principal

poesia brasileira perde um de seus expoentes



Rodrigo de Souza Leão, um dos mais significativos poetas contemporêneos brasileiros, morre aos 43 anos, vítima de ataque cardíaco.

Por Tatiana Fraga


Sites de literatura, blogues, twitter e orkut publicam notas e depoimentos pessoais sobre a morte do escritor Rodrigo de Souza Leão, conhecido pelos poetas quase sempre virtualmente, já que Rodrigo pouco saía de sua casa, e a internet foi seu principal canal de comunicação com o meio literário.

Rodrigo de Souza Leão começou a escrever aos 18 anos e publicou dois livros: Há Flores na Pele (Poesia, 2001) e Todos os Cachorros são Azuis (Prosa, 2008), além de inúmeros textos na internet. Na net, começou publicando o e-zine, Balacobaco, que circulou por quase seis anos; depois veio o site Caox, a revista Agulha, a Germina Literatura e a revista Zunái, que editava com o poeta Claudio Daniel, além de seu site pessoal, o Lowcura (www.lowcura.blogspot.com).

Rodrigo tinha diagnóstico de esquizofrenia, tema que frequentemente levava para seus textos. “Nós vivemos em tempos esquizofrênicos. Muita gente tem depressão ou síndrome do pânico. É uma sociedade que está doente porque dá valor ao que não se deve: o dinheiro. O ser humano viveria muito mais se parasse com essa babaquice de querer dominar o outro”, declarou ao site Portal Literal em novembro de 2008. Entrevistou também diversos escritores, publicando boa parte da produção da nova literatura. “Rodrigo foi um fenômeno da internet. Quase sem sair de casa, tornou-se conhecido no meio literário por aproximar os escritores e as tendências mais diversas. A literatura brasileira fica menos solidária, menos generosa e muito mais triste”, lamenta o poeta Frederico Barbosa.

Rodrigo de Souza Leão dizia que torcia para que existisse algo depois da morte “para ver o que as pessoas acham de mim quando eu estivesse morto. Para saber se meu melhor amigo iria chorar, se alguma namorada ia lembrar de mim, se meu livro ia vender depois de morto... Porque depois que morre todo escritor vende”. Sobre os livros, não sabemos, Rodrigo, mas seus amigos estão chorando.


Depois da morte
Se pudesse decidir pra onde ir
Riria



HOMENAGEM

A Casa das Rosas fará uma homenagem ao poeta Rodrigo de Souza Leão, falecido no último dia 01no dia 09 de julho, quinta-feira, às 19 horas.

Com a presença dos poetas Claudio Daniel, Donizete Galvão, Franklin Alves Dassie (RJ), Frederico Barbosa, Glauco Mattoso, Greta Benítez, Horácio Costa, Leonardo Gandolfi (RJ), Luiz Roberto Guedes, Márcio-André (RJ), Marco Antônio (Pezão), Paula Valéria, Pipol, Paulo de Toledo, Tatiana Fraga, Valéria Tarelho e Virna Teixeira.

fonte: Casa das Rosas: Av. Paulista, 37 - SP

Comentários

Não o conhecia...
Buscarei conhecer sua obra.

Não apenas pelo valor
de seu comentário, Valéria,
ou pela notoriedade de Rodrigo
no meio literário,
mas também por haver me identificado
com uma de suas angústias:
quem chorará, de verdade,
após minha partida?
..............................

Um beijo,
Renata
http://docedelira.blogspot.com
Fred Matos disse…
Rodrigo foi um dos meus primeiros amigos virtuais, já lá se vão uns dez anos. Vai fazer falta. Já está fazendo.