Pular para o conteúdo principal

Virada Cultural, na Casa das Rosas




Sábado, 20 de maio de 2006


18h – Desconcertos na Paulista – a voz da prosa

Direção: Claudinei Vieira
Autor convidado: Matthew Shirts

Mais uma edição dos encontros mensais, de uma hora de duração, em que o escritor convidado lê um texto de sua própria autoria, um texto de algum autor clássico que tenha sido importante para sua literatura, e ainda apresenta um novo escritor. Tudo seguido por um bate-papo descontraído e informal.
Matthew Shirts é um californiano formado em história que se apaixonou pelo Brasil há uns 30 anos e nunca mais abandonou o nosso país. Hoje em dia ele é cronista no jornal “O Estado de S.Paulo” (sua coluna sai todas as segundas no Caderno 2) e editor chefe da revista National Geographic Brasil.

19:30 - Saída do Circuito Pedal

O Clube dos Amigos da Bike visitará os Museus do Estado com saída da Av. Paulista, 37 (Casa das Rosas), com o seguinte trajeto: Consolação, Praça General Osório (Estação Pinacoteca), Praça da Luz (Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa) e Av. Tiradentes (Museu de Arte Sacra). Mais informações no site: Clube dos Amigos da Bike

20h – “E Agora, Drummond?”

Com Geraldo Fernandes.
Participação do músico Beto Kpta.
Texto: Carlos Drummond de Andrade.
Direção: Zé Carlos Freyria.

Baseada em poemas de Drummond, a peça discute os temas recorrentes em sua obra.

21h – “Performance Sensorial”

Apresentações de meia em meia hora, até a meia-noite.

Com o Grupo Sensus, direção de Thereza Piffer.

Elenco: Conrado Carmem, Dan Rosseto, Fernanda Sophia,
Flavio Barollo, Flávio Cáceres, Gisele Porto, Karina Yamamoto,
Marjorie Belanno, Roberto Savioli, e Vanessa Morelli.

A partir de textos dos grandes escritores latino-americanos Jorge Luis Borges, Julio Cortázar e Eduardo Galeano, 10 atores manipulam objetos, sons e sensações propondo o uso da imaginação pelos espectadores, que ficam com os olhos vendados durante toda a apresentação. Através da estimulação dos sentidos da audição, olfato, tato e paladar, a performance procura despertar a magia da leitura integral dos clássicos do nosso continente.


Domingo, 21 de maio de 2006


0h – São Paulo Musiclube

Direção: Pedro Osmar

Show do clube que reúne músicos e poetas como Pedro Osmar, Malungo, Zulu de Arrebatá, Malungo, Esso de Alencar, Lupe Albano e outros.
Pedro Osmar é músico da Paraíba. Poeta, escritor e desenhista, já tocou com vários músicos, dentre eles Zé Ramalho, Elba Ramalho, Lenine e Zeca Baleiro. Faz parte do projeto musical Jaguaribe Carne.

3h – Poetas das Sombras

Sarau de poemas malditos e macabros
Apresentação e condução de Luiz Alberto Machado Cabral e Frederico Barbosa.

Os poetas e professores de literatura Luiz Alberto Machado Cabral e Frederico Barbosa conduzem, em primeiro momento, um recital com poemas de Edgar Allan Poe, Baudelaire, Rimbaud, Lautréamont, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, etc. Depois o sarau se inicia, com a participação do público, que será convidado a falar poemas seus ou alheios abordando o tema.

15h – Tem Cocô no Seu Chapéu - Comédia Infantil

Adaptação do livro “Cocô de Passarinho” de Eva Furnari
Texto e direção de Caco Matos.
Elenco: Arthur Nardillo, Carolina Ciutat, Fernando Paneque, Lara Coelho, Maria Elvira Tribuchowski, Mariana Kuntz, Marisa Correia da Silva, Maurício Guerra, Oswaldo Rabello, Tatiana Tribuchowski

A peça apresenta os poucos habitantes de uma pequena cidade do interior, que, todo final de tarde, encontravam-se na praça para conversar sobre seus problemas. O maior deles eram os passarinhos, que vinham fazer cocô em suas cabeças. Incomodados com isso fizeram uma reunião para, depois de muita discussão, chegar a um divertido acordo. Duração: 25 minutos.

Livraria da Imprensa Oficial na Casa das Rosas

Descontos de 20% a 50% em obras sobre arte, cultura e literatura. Livros universitários. Roteiros de teatro e cinema, biografia de artistas brasileiros - Coleção Aplauso. 24h em funcionamento!
Descontos somente durante a Virada Cultural

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37, São Paulo
(próximo à estação Brigadeiro)

Comentários